Na última semana, de 16 a 18 de novembro, o Rio de Janeiro sediou o XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, um evento de grande relevância que reuniu profissionais renomados e especialistas na luta contra o câncer no Brasil. Dentre os participantes, o coordenador do curso de enfermagem da UNIFAN, Valterney de Oliveira, teve uma participação de destaque ao ser convidado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) para integrar a mesa-redonda intitulada “Iniquidades baseadas em Orientação Sexual e de Gênero: promovendo inclusão e visibilidade em oncologia”.
A mesa-redonda contou com a presença de profissionais de diferentes partes do país, proporcionando uma ampla visão sobre o tema abordado. Ao lado do coordenador Valterney, estiveram presentes um enfermeiro de São Paulo, além de dois médicos oncologistas, um do Rio Grande do Sul e outro do Pará, e um médico oncologista do Rio de Janeiro.
O debate foi pautado pela importância de promover inclusão e visibilidade no contexto oncológico, destacando as iniquidades que podem surgir com base na orientação sexual e de gênero. A diversidade de experiências e perspectivas dos profissionais presentes enriqueceu a discussão e trouxe à tona questões fundamentais para a promoção de um ambiente mais igualitário no tratamento e cuidado contra o câncer.
O Congresso da SBOC é reconhecido por ser um espaço de encontro e troca de conhecimentos entre oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radio-oncologistas, gestores, pesquisadores e diversos outros profissionais que compõem uma extensa rede de atenção e cuidado contra o câncer no Brasil. O evento destaca a importância da multidisciplinaridade no enfrentamento da doença e na busca por avanços científicos e tecnológicos.
Para Valterney, a participação na mesa-redonda foi uma experiência incrível e enriquecedora. Ele ressaltou a importância de debater questões relacionadas à diversidade e inclusão no âmbito da oncologia, confirmando a relevância desses temas para uma abordagem mais humanizada e eficaz no tratamento do câncer.
UNIFAN recebe Selo de Responsabilidade Social pelo segundo ano consecutivo
Curso de Medicina da UNIFAN destaca regionalização e impacto na saúde do Nordeste
Aula inaugural marca a celebração do início do curso de Medicina na UNIFAN, com excelência acadêmica e infraestrutura moderna
Revisão de Milhões da UNIFAN: participe do segundo dia nesta sexta-feira (29)
Coordenadora da UNIFAN é eleita primeira mulher Presidente da OAB Feira de Santana
Natal do bem: doe brinquedos e transforme o Natal de uma criança
Preencha o formulário, inicie sua inscrição e fique mais perto de realizar seus sonhos.