Aspectos Metodológicos da CPA


A metodologia de Trabalho da CPA do Centro Universitário Nobre – UNIFAN se baseia na organização de encontros com os segmentos representativos objetivando divulgar as linhas de ação da CPA, apresentando os resultados das avaliações internas e externas, destacando as 10 dimensões estabelecidas pelo SINAES.

Apresenta-se aos segmentos institucionais, a estrutura organizacional da UNIFAN e o Plano Pedagógico Institucional, divulgando as proposições e solicitando observações e sugestões. Nas reuniões são tratadas novas estratégias para o processo de divulgação, interação e participação no Programa de Avaliação Institucional da UNIFAN. Além disso, discute-se os relatórios de Avaliação do MEC, observando os pontos fortes e, especialmente, os pontos fracos avaliados. Com base nesses resultados, propõe a implementação de Políticas Institucionais, como também a implementação de retornos aos encaminhamentos da Ouvidoria.

As reuniões são divididas em quatro encontros por semestre, todas seguem a mesma metodologia dos anos anteriores, sendo o primeiro semestre letivo direcionados ao levantamento de dados/informações, das solicitações realizadas pelo corpo estudantil, as solicitações enviadas pelos docentes e funcionários da IES. E no segundo semestre do ano, para a confirmação das informações e apresentações de melhorias. Todos os instrumentos de avaliação (questionários, ouvidoria, reuniões), são devidamente avaliados, após a estratificação dos dados, apresentados à comunidade avaliadora e à diretoria da IES. Todos os processos são analisados nas modalidades qualitativa e quantitativa.  Os pontos sinalizados pela comissão como críticos e urgentes são devidamente registrados e encaminhados para a Direção da IES.

O questionário da CPA na UNIFAN considera cinco níveis avaliativos: Inexistente, Insuficiente, Bom, Ótimo e Excelente.

A cada ano, a CPA vem ganhando força na IES, uma vez que seu instrumento avaliativo vai desde a estrutura física até as questões pedagógicas e, após coletado os dados, a Comissão tem a preocupação de encaminhar aos setores acadêmico-administrativos às necessidades de maior urgência.

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