O Centro Universitário Nobre – UNIFAN comemorou nesta terça-feira, 18 de outubro, os 10 anos de implantação do seu Núcleo de Práticas Jurídicas, o NPJ. Visando marcar a data, uma solenidade reuniu pessoas que colaboraram com a construção da história do Núcleo. Convidados, professores, estagiários e estudantes prestigiaram o evento, realizado na quadra esportiva da instituição.
A solenidade iniciou com declarações da Vice-Reitora Mariana Santana Oliveira Souza e do pró-reitor acadêmico Gustavo Checcucci acerca da significância do núcleo na vida dos docentes, discentes e da comunidade no geral. Mariana Souza enalteceu o trabalho desenvolvido durante essa década pelos membros participantes do NPJ. “Há 10 anos inauguramos uma parceria com o Tribunal de Justiça, o NPJ e o Balcão de Justiça, onde os nossos alunos de direito colocam em prática todo o conhecimento que os professores lecionam em sala de aula. Hoje somos destaque na Bahia com inúmeros processos já atendidos e assistidos, e isso é um diferencial muito grande do nosso curso, além de mostrar a celeridade que a justiça tem aqui em nossa região, e também o potencial dos nossos alunos e professores que acompanham de perto todo o processo”.
O pró-reitor Gustavo Checcucci destaca o volume de mais de 60 mil processos julgados e conciliados em mutirões, em especial o mais recente que foi o primeiro telepresencial do estado da Bahia em convênio com o Tribunal de Justiça. ”São 10 anos importantes para comunidade de Feira de Santana, essa vivência é muito importante no caminhar acadêmico e o resultado disso é muito positivo, o nosso mutirão mais recente foi o primeiro telepresencial do estado em convênio que fizemos com o Tribunal de Justiça, e em 10 dias 7 mil processos foram conciliados, tendo como protagonistas os nossos acadêmicos de direito, então só motivo de alegria, ainda mais agora com a nova casa, com a nova estrutura tratemos mais práticas, mais áreas de preceptoria para trazer essa vivência muito importante para formar um profissional de excelência para o mercado de trabalho”, pontuou.
Em seguida foi exibido um vídeo feito especialmente para a data com depoimentos exclusivos, contendo a coordenadora do NPJ Tailanne Pecorelli e demais colaboradores. “Iniciei minhas atividades no NPJ como estagiária, participei de toda a história do núcleo e nesse período tive oportunidade de ver muitas vidas sendo transformadas pelo NPJ, inclusive a minha, a minha construção profissional, a minha identidade profissional foi construída a partir da vivência com o núcleo de prática jurídica”, enfatizou a coordenadora do Núcleo.
Os estudantes, conforme explica a coordenadora, desenvolvem a prática do direito, atendendo ao público através de demandas trazidas ao NPJ. Eles elaboram peças, esclarecem dúvidas aos jurisdicionados, e, principalmente, levam o Direito à sociedade. Todo o atendimento é realizado pelos discentes, com a oportunidade de exercitar o conhecimento que os professores instruem em sala de aula, acompanhados dos preceptores.
Dando continuidade ao evento, foram realizadas palestras com grandes especialistas na área, a Dra° Regianne Tiba com a temática “Sistemas Multiportas” e a Dra° Hilda Vargas com o tópico “As ações de família no núcleo de prática jurídica” e o Dr° Daniel Amorim que tratou do tema “Solução de conflitos no CPC\2015”.
Para mais informações acompanhe as nossas redes sociais: @unifaan
UNIFAN recebe Selo de Responsabilidade Social pelo segundo ano consecutivo
Curso de Medicina da UNIFAN destaca regionalização e impacto na saúde do Nordeste
Aula inaugural marca a celebração do início do curso de Medicina na UNIFAN, com excelência acadêmica e infraestrutura moderna
Revisão de Milhões da UNIFAN: participe do segundo dia nesta sexta-feira (29)
Coordenadora da UNIFAN é eleita primeira mulher Presidente da OAB Feira de Santana
Natal do bem: doe brinquedos e transforme o Natal de uma criança
Preencha o formulário, inicie sua inscrição e fique mais perto de realizar seus sonhos.