Acontece


UNIFAN realiza Mutirão de Conciliação e Cidadania com serviços gratuitos para a população de Feira de Santana

Entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, Feira de Santana será palco de uma grande ação social e cidadã: o Mutirão de Conciliação e Cidadania, promovido pelo Centro Universitário Nobre – UNIFAN, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e a Prefeitura de Feira de Santana. A iniciativa, batizada de “Conciliando Cidadania”, tem como objetivo ampliar o acesso da população à justiça, à saúde e a diversos serviços essenciais, tudo de forma gratuita.

A programação será realizada nas instalações da UNIFAN, na Avenida Maria Quitéria, nº 2116, no Centro da cidade, com atendimentos abertos ao público das 9h às 16h30. A abertura oficial do mutirão acontece na segunda-feira, dia 21, às 9h, com a presença ilustre do prefeito José Ronaldo de Carvalho, além de grandes autoridades do Judiciário, como desembargadoras do TJBA, representantes do Ministério Público, da OAB e demais instituições parceiras.

Entre as autoridades presentes, a população terá a oportunidade de ver de perto a Desembargadora Marielza Brandão Franco e os juízes da comarca de Feira de Santana, que acompanharam as atividades e reforçaram a importância do acesso democrático à justiça.

Durante os cinco dias, a ação oferecerá uma ampla gama de atendimentos nas áreas de justiça, saúde e cidadania. A expectativa é de que cerca de 5 mil processos sejam movimentados durante as audiências de conciliação nas áreas de família, cível, consumo e fazenda pública. Essas sessões serão conduzidas por alunos do curso de Direito da UNIFAN, que atuarão como conciliadores. A participação dos estudantes não apenas garante a eficiência das conciliações, mas também fortalece a formação prática dos futuros profissionais.

A UNIFAN foi pioneira ao inserir o aluno como protagonista no papel de conciliador dos processos, uma inovação reconhecida nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com prestigiada premiação em 2022. Essa prática, que nasceu na instituição, acabou se difundindo por todo o território brasileiro e hoje se firma como um modelo de integração entre ensino e prática cidadã. Em 2025, o projeto retorna com força total, agora também com a participação de alunos do curso de Psicologia, ao lado dos estudantes de Direito, atuando de forma 100% presencial.

Além do trabalho jurídico, o mutirão contará com:

  • Atendimento jurídico gratuito, em casos pré-processuais e processuais, com o apoio dos CEJUSCs;

  • Audiências de conciliação, mediação e orientação jurídica;

  • Exames de DNA para investigação de paternidade, pelo programa CEJUSC Pai Presente;

  • Agendamento para emissão do novo RG;

  • Emissão de certidões de nascimento;

  • Aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Segundo a presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, a iniciativa faz parte dos eixos estratégicos da atual gestão do Tribunal, que tem investido em ações que promovam cidadania, pacificação social e redução dos acervos processuais.

A UNIFAN está à frente da realização do Mutirão de Conciliação e Cidadania. A instituição não apenas cedeu toda a sua estrutura física — com salas preparadas para os atendimentos jurídicos e serviços de saúde —, como também participa ativamente de todo o planejamento, gerenciamento, operação e logística do evento. Mais do que oferecer suporte, são os próprios alunos da UNIFAN, sob orientação, que realizam as conciliações e prestam os atendimentos à população, demonstrando na prática o compromisso da instituição com a formação cidadã e a transformação social. Para o reitor da instituição, Jodilton Oliveira Souza, esse tipo de ação reforça o papel social da universidade, de formar cidadãos conscientes e atuantes. E esse mutirão é a prova de que educação e responsabilidade social caminham juntas.

O Prefeito José Ronaldo de Carvalho também apoia diretamente a iniciativa, designando o Secretário Municipal de Governo, Luiz Carlos de Carvalho Bahia Neto, para acompanhar os trabalhos. A ação conta ainda com apoio do SAC, do Cartório de Registro Civil e da Arpen-BA (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Bahia).

Aberto a toda a comunidade de Feira de Santana e região, o mutirão promovido pela UNIFAN não exige inscrição prévia para a maioria dos serviços.

Serviço
📅 Quando: 21 a 25 de julho de 2025
🕘 Horários: 9h às 12h e 13h30 às 16h30
📍 Onde: UNIFAN – Avenida Maria Quitéria, 2116 – Centro, Feira de Santana
💬 Aberto ao público | Serviços gratuitos

 

O processo seletivo está fechado no momento.
Preencha o formulário abaixo, e você será informando assim que o mesmo for aberto.

Preencha o formulário, inicie sua inscrição e fique mais perto de realizar seus sonhos.