A palavra procrastinação se popularizou na mídia, logo você já ouviu falar sobre ela em algum momento. Recentemente, muitas pessoas assumiram que costumam procrastinar atividades acadêmicas, do lar, do trabalho e, até mesmo, pessoal.
Fica o questionamento, qual a razão para que esse problema esteja presente no cotidiano de tantos indivíduos?
Primeiro vamos entender o que significa a palavra procrastinar. A resposta é simples, procrastinar é o ato de deixar para depois uma tarefa ou um compromisso que deveria cumprir de imediato, esse adiamento, pode levar desde simples minutos até longas semanas.
O maior problema é que essa ação deixa de ser isolada e se torna um hábito contínuo, afetando todas as áreas da sua vida. Quando isso ocorre, é comum ver as pessoas tendo dificuldade para largar o costume. Entrando em um ciclo de procrastinação.
Uma grande parcela das pessoas costumam procrastinar por conta do acúmulo de tarefas (trabalho, faculdade, casa, dentre outros) e o curto prazo para resolvê-los. Como resultado, algumas atividades são adiadas. Para determinadas pessoas, a causa está relacionada à saúde mental. Isso porque há vários transtornos psicoemocionais que prejudicam e reduzem tanto a cognição quanto a disposição diária. Diante disso, o sujeito não consegue render como gostaria, ficando cansado física e mentalmente.
Normalmente, o estudante detém uma carga grande de conteúdo, muitas atividades laboratoriais e diferentes projetos para dar conta, logo ele não pode dar brecha para a procrastinação, pois esta ação não vai apenas afetar o compromisso com os estudos, mas também dificulta o acompanhamento das matérias, o engajamento com as aulas, a vivência das oportunidades e, acima de tudo, a imagem que deseja construir como futuro profissional.
Para evitar a procrastinação, tenha o hábito de fazer a gestão de produtividade, realize uma gestão do tempo para ter mais produtividade na sua rotina, uma ação simples e prática. Monte um cronograma de atividades diárias. Assim, você consegue planejar sua semana sem deixar nada acumular.
Evite metas muito exageradas que vão ser difíceis de cumprir, pois isso só irá te desestimular, em vez disso, tenha metas que sejam pé no chão.
Resista ao impulso de procrastinar. É preciso que se dedique não só a iniciar, mas também a terminar a tarefa que começou.
Atue com um prazo estimado de realização para cada atividade e evite dobrar o volume de tarefas apenas pelo fato de ter finalizado uma mais rápido que o normal. É importante dar um passo de cada vez, até mesmo para conseguir criar o hábito do comprometimento quanto para evitar a sobrecarga de trabalho.
Reserve momentos para si durante a semana. Momentos em que não precise se preocupar com afazeres ou prazos, apenas relaxar, praticar algum hobby. Isso colabora a reduzir a preocupação e o estresse diário.
Com a adoção de algumas medidas que ajudam você a se organizar e planejar a sua rotina, o hábito da procrastinação pode ser corrigido.
Fique sempre por dentro das novidades, acompanhe as redes sociais @unifaan
Alunos de tecnologia da UNIFAN brilham no Hackathon OLX e conquistam Top 10 entre 93 equipes
Solidariedade Rosa: Estudantes da UNIFAN arrecadam 15 toneladas de alimentos em parceria com o Instituto Nobre
Super Redação UNIFAN: Sua chance de conquistar a nota máxima no ENEM!
RESULTADO DO EDITAL DE PESQUISA 2023.2: Novas Oportunidades de Pesquisa na UNIFAN
II Simpósio de Pesquisa e Inovação na UNIFAN: Explorando os Desafios da Inteligência Artificial
Abertura do Primeiro Congresso de Psicologia da UNIFAN no Cajueiro em 24 de Outubro
Preencha o formulário, inicie sua inscrição e fique mais perto de realizar seus sonhos.