CPA


A CPA, é um processo de autoavaliação constante, que exige a condução e o desenvolvimento de metodologias que consigam captar as impressões de quem vivencia os processos acadêmicos nos diferentes espaços (docentes, discentes, o corpo técnico-administrativo, a sociedade/ comunidade, enfim, todos os atores socais da educação do Centro Universitário).

O Projeto de autoavaliação Institucional da UNIFAN foi elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em atendimento à Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e criou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), e à Portaria MEC nº 2.051, de 09 de julho de 2004.

A leitura dos relatórios irá permitir avaliar os trabalhos desenvolvidos pela CPA, no intuito de desvelar a realidade da instituição, compreendendo – numa relação dialógica – os diversos significados atribuídos aos processos construídos com e pela comunidade acadêmica.

A gestão da UNIFAN, articulada à gestão do curso, segue as políticas estabelecidas nos documentos oficiais, destacando-se Regimento Interno, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), documentos que norteiam o cumprimento das políticas de gestão da Instituição. São realizadas reuniões com a Reitoria, Pró-Reitorias, Coordenações de Cursos, com o Núcleo de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, representante discente, docente, do setor técnico administrativo e da sociedade civil organizada, com o objetivo de discutir assuntos de interesse dos cursos e da IES.

Nesse sentido, os assuntos de interesse dos cursos são tratados pelo NDE e pelo Colegiado do Curso, especialmente os resultados avaliativos, gerados pela CPA, são encaminhados para a Reitoria, as Pró-Reitorias, as Coordenações de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como às Coordenações de Curso, que após análise, redireciona suas ações acadêmico-administrativas e traça novos planos de ação, observa os pontos vulneráveis, buscando contemplar demandas sinalizadas pelos segmentos avaliados e avaliadores (docentes, discentes e técnico-administrativos) sempre na direção de melhorar a qualidade pedagógica e administrativa.

Entendendo as atividades da CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional, além da orientação, da sistematização e do assessoramento às instâncias acadêmicas e administrativas da UNIFAN em suas decisões estratégicas.
As avaliações promovidas pela CPA visam produzir, com rigor e transparência, um conjunto de indicadores analíticos para avaliação acadêmica e de gestão.
A avaliação institucional é um agente de modernização administrativa na educação, uma vez que contribui significativamente, para que a UNIFAN repense suas práticas administrativas, técnicas e pedagógicas, ao mesmo tempo em que reflete o seu papel na sociedade como produtora e socializadora de um saber capaz de compreender e transformar a realidade.
Longe de um processo premiativo, punitivo ou neutro, a avaliação institucional busca um crescimento da UNIFAN como um todo, como uma prática multifacetada, contínua, processual e dinâmica.
Nesse contexto, um estudo crítico é importante para o conhecimento da comunidade acadêmica. A avaliação não pode ser tratada de forma dicotomizada, como se a UNIFAN existisse fora de uma totalidade social e histórica mais ampla e se constituísse como uma entidade independente do social.
É um processo de reflexão sistemática, metódica, organizada e intencional, que permite à UNIFAN voltar-se a si mesma a busca da qualidade da Educação e tornar-se mais transparente e comprometida com as transformações sociais.
Tal avaliação sistemática não poderá se transformar em apenas mais um objeto de estudo acadêmico, mas deverá usar a comunicação como instrumento, para socializar os problemas, os desafios e as intervenções necessárias.
Há que se construir alguns “cenários”, construídos a partir de um conjunto de indicadores nacionais e internacionais, capazes de expressar a “vocação” ou “especialização” de uma Centro Universitário brasileiro atuando em Feira de Santana, como parâmetros de referência para responder às questões levantadas acima.
A avaliação institucional é parte do Projeto Pedagógico da UNIFAN, ao mesmo tempo em que é objeto da avaliação. Nesse aspecto, os marcos doutrinários da UNIFAN voltados para o compromisso social, a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a integração de atividades-meio e atividades-fim são princípios norteadores.
Um Centro Universitário como a UNIFAN Justifica sua existência na medida em que oferece à comunidade elevado padrão de ensino, de pesquisa e de extensão em algumas áreas do saber. Há, sem dúvida, uma meta de excelência a ser preservada e/ou recuperada.
Na medida em que o processo avaliativo for incorporado à dinâmica da gestão acadêmica e administrativa, melhor se delineará o perfil da Instituição, melhor se distinguirão as vocações para as quais, por tradição, tende a se inclinar nas diversas áreas do conhecimento.

  1. Qual a importância da CPA para a instituição?
    A autoavaliação institucional é um processo sistêmico, regular e contínuo, que visa produzir efeitos na qualidade institucional pela integração dos resultados obtidos no processo com as diversas esferas de atuação e processos decisórios de gestão na Instituição. Desta forma, a CPA pode efetivamente contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, administrativo e, especialmente, para o planejamento da gestão institucional.
  2. Como a CPA pode contribuir para o cumprimento da missão institucional?
    A avaliação é fundamental para a gestão de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Através do processo de avaliação, a IES consegue identificar seus pontos fortes e fracos, avaliar o desempenho de seus programas e projetos, e promover ações para aprimorar a qualidade de seus serviços educacionais e de pesquisa. Dessa forma, a avaliação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da educação superior e para o sucesso da instituição.
  3. Como a CPA pode consolidar seu papel como um órgão importante na busca pela excelência acadêmica?
    Com a elaboração dos relatórios parcial e final da avaliação interna, é possível propor políticas institucionais e redefinir a atuação ou a missão da instituição. Essa análise crítica da própria instituição permite que ela identifique seus pontos fortes e fracos e promova melhorias contínuas em sua qualidade educacional, contribuindo para o desenvolvimento da educação superior no país.
  4. Quais são os desafios enfrentados pela CPA na sua missão de avaliar constantemente a instituição e como eles podem ser superados?
    Um dos maiores desafios é incentivar a participação dos alunos, e para isso, a CPA realiza visitas em sala de aula e os coordenadores explicam a importância de participar da avaliação. Essa participação fornece dados valiosos para identificar os aspectos favoráveis da instituição e os pontos a serem melhorados, permitindo o planejamento de ações para aprimorar a qualidade educacional continuamente.

COMO FUNCIONA A CPA UNIFAN?
O fluxo de funcionamento da CPA segue a dinâmica, em ordem crescente, abaixo.

QUAIS SEGMENTOS REPRESENTATIVOS COMPÕEM A CPA?

PRINCÍPIOS DA CPA UNIFAN

AVALIAÇÕES EXTERNAS DA CPA UNIFAN

COMO A CPA UNIFAN DIVULGA SEUS RESULTADOS?

QUANDO VOCÊ OBSERVAR ESSE SELO NA INSTITUIÇÃO, ALI, TERÁ A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CPA

VEJAM ALGUMAS MELHORIAS OBTIDAS ATRAVÉS DA SUA PARTICIPAÇÃO NA CPA UNIFAN

A CPA EM DIÁLOGO COM TODOS OS SEGMENTOS QUE REPRESENTA

APRESENTANDO A CPA PARA A COMUNIDADE EXTERNA EM EVENTO PROMOVIDO PELA IES

CPA EM RECEPÇÃO AOS CALOUROS

CPA EM RECEPÇÃO AOS CALOUROS

A CPA COM OS PROFESSORES

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