Com apenas 23 anos, Matheus Santos da Silva, estudante do curso de Biomedicina da UNIFAN, vem se destacando nacionalmente ao apresentar em Brasília uma proposta inovadora voltada à saúde pública: um projeto de lei que busca transformar a forma como o Brasil lida com as doenças genéticas raras.
Movido por um profundo interesse pessoal pela área da genética, Matheus idealizou uma proposta robusta que cria um Fundo Nacional para Pesquisas sobre Doenças Raras, com foco no diagnóstico precoce, no tratamento eficaz e na inclusão social dos pacientes. A proposta também prevê incentivos fiscais de até 50% no Imposto de Renda para empresas e instituições que investirem nesse tipo de pesquisa, ampliando a participação da iniciativa privada no avanço da ciência brasileira.
Como estudante da área da saúde, Matheus passou a observar com mais atenção a escassez de políticas públicas voltadas às doenças genéticas raras, o que despertou ainda mais seu desejo de atuar na construção de soluções. Foi então que, por meio de um amigo da Universidade de Brasília, ele conheceu o Politeia — programa de formação política voltado a jovens interessados em transformar a realidade por meio de propostas legislativas. “Apesar de a maioria dos participantes cursarem Direito ou Ciências Políticas, resolvi ingressar representando o núcleo da saúde, por assim dizer”, conta.
Entre os principais pontos do projeto de lei estão:
Atualmente, o projeto está em análise no gabinete do deputado federal Paulo Azi, que recebeu a proposta diretamente do aluno. Matheus também se colocou à disposição para ajustes no texto legislativo. “A genética ainda carece de um olhar atencioso por parte das instituições no Brasil. E em um país com tamanha diversidade genética, é fundamental que esse tipo de trabalho especializado receba o investimento e o apoio que merece”, destaca.
A sua trajetória é também reflexo direto da formação oferecida pela UNIFAN, que alia excelência acadêmica à prática crítica e cidadã. A instituição tem como missão preparar profissionais conscientes, atualizados e comprometidos com os desafios sociais e científicos do país. O ambiente de ensino da UNIFAN estimula a autonomia intelectual dos estudantes e promove uma formação sólida, baseada na ética, na pesquisa e no impacto social.
Matheus destaca com gratidão o apoio que recebeu da UNIFAN para apresentar seu projeto em Brasília. Para ele, foi gratificante perceber como sua iniciativa foi acolhida desde o início “bastaram poucas palavras para que a universidade reconhecesse o valor da proposta”. O incentivo, especialmente em relação à logística e à viabilização da apresentação, marcou sua trajetória no ensino superior e reforçou o compromisso da instituição com o protagonismo estudantil e a transformação social por meio da educação.
O protagonismo de Matheus reforça a importância da universidade como espaço transformador, onde ideias ganham forma e encontram caminhos para mudar realidades. Sua iniciativa mostra como o conhecimento construído em sala de aula, aliado ao engajamento social, pode gerar impactos concretos e contribuir para a construção de políticas públicas mais justas e eficazes — valorizando vidas e promovendo saúde com equidade.
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